informativos

Posso cobrar pensão alimentícia dos avós?

👵👴A resposta é sim!
👍O STJ já pacificou o entendimento da possibilidade de pagamento dos alimentos pelos avós, os chamados Alimentos Avoengos.
🤔Inicialmente, deve-se observar que a obrigação de pagamento de alimentos pelos avós é subsidiaria e complementar. E o que significa isso? Que tal encargo somente será transferido aos avós quando um ou ambos os genitores não possua a capacidade de arcar com o pagamento de pensão aos filhos, como por exemplo, por ausência total ou parcial de condições financeiras; quando algum dos genitores se encontra em lugar incerto e não sabido, dentre outras.
👴Importante destacar que, mesmo que os avós disponham de excelente condição financeira, os alimentos não serão estabelecidos de forma proporcional aos seus rendimentos, mas sim, condizente às necessidades do alimentando, pois tem caráter suplementar e apenas para as necessidades básicas, observando-se o binômio necessidade/possibilidade.
👵O dever de sustento é deve primordial dos pais e somente terá a extensão deste dever aos avós, em circunstâncias excepcionais, que somente serão aceitas depois de uma criteriosa avaliação dos elementos do processo judicial, das condições financeiras dos envolvidos e das necessidades, sendo analisada de acordo com suas particularidades de cada caso.
🤗Ainda cabe mencionar que se a ação que requer alimentos for ajuizada em face somente dos avós paternos, é possível chamar ao processo os avós maternos, e vice-versa. A responsabilidade da prestação será concorrente. Ela será diluída entre todos os avós dentro da possibilidade de cada um. Ou seja, os alimentos podem ser fracionados.
🤔Mas e se os pais retomarem a capacidade financeira de arcar com a pensão alimentícia? Os avós serão desobrigados do pagamento.
Caso haja alguma dúvida maior quanto a este assunto, procure um profissional de sua confiança para te auxiliar.

COMPARTILHAR O POST